Heliponto homologado: mais uma exclusividade da Casa Ruy Ohtake

Bairro - 28 de julho de 2021


Que a Casa Ruy Ohtake é inteiramente exclusiva todo mundo sabe. Porém ela possui um diferencial e tanto para quem quer realizar pousos e decolagens sem nem sair do imóvel: um heliponto homologado no último andar da propriedade. Mas você sabe o que isso significa?

Nos novos prédios em grandes centros urbanos, é cada vez mais comum a presença de um heliponto. Nos edifícios com finalidades comerciais, essa tendência já ocorre desde a década de 1990.

E a demanda pessoal por esse mercado só cresce. Para se ter uma ideia, o Brasil é líder no ranking mundial de frota de helicópteros urbanos. Atualmente, existem aproximadamente 430 helipontos disponíveis em todo o País. Mas, quando se fala da implantação de heliponto em imóveis já existentes, é preciso bastante atenção e cuidado ao avaliar a estrutura do edifício, bem como pesar os prós e contras dessa instalação.

Diferentemente do que pode se supor, ter o heliponto não garante que qualquer helicóptero poderá aterrissar em seu prédio. Existem dimensões mínimas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para construção de um heliponto.

Porém, existem variações de tamanho de acordo com o modelo das aeronaves. Então, antes de partir para o projeto da obra, vale entender qual o interesse dos condôminos para evitar fazer uma instalação que não atenda a necessidade dos moradores.

Para que seja possível fazer a implantação de um heliponto em um prédio ou residência, será preciso consultar e obter a aprovação de três órgãos. Sem o aval de qualquer um deles a instalação é inviabilizada. São eles:

  • a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC),
  • o Serviço Regional de Proteção ao Voo da Aeronáutica,
  • a Prefeitura Municipal.

Ao encaminhar sua solicitação nesses órgãos, eles farão a avaliação da documentação e também do local para que seja aceita ou não a implantação do heliponto, sendo esse mais um motivo de tanta exclusividade.


Deixe um comentário


© 2015 MBRAS Soluções Imobiliárias - Creci 23.907-J - Todos os Direitos Reservados.